Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
24/08/2025 00h01
SEMEADURA

 



SEMEADURA



“Mas, tendo sido semeado, cresce.” — Jesus.



(MARCOS, capítulo 4, versículo 32.)



É razoável que todos os homens procurem compreender a substância dos atos que praticam nas atividades diárias, no ambiente doméstico, comunitário ou profissional.



É isto que procuramos fazer aqui na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Projeto de Extensão Universitária Foco de Luz, Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio (AMA-PM) e Cooperativa.



Ainda que estejamos obedecendo a certos regulamentos do mundo, que nos compelem a determinadas atitudes, é imprescindível que examinemos a qualidade de nossa contribuição pessoal no mecanismo das circunstâncias, porquanto é da lei de Deus que toda semeadura que praticamos se desenvolva.



O bem semeia a vida eterna, o mal semeia a morte. O primeiro é o movimento evolutivo na escala ascensional, espiritual para a sintonia mais perfeita com a Divindade; o segundo é a estagnação, os valores excessivamente egoístas do progressismo material e que termina com a decomposição do corpo físico.



Muitos Espíritos sem essa compreensão, permanecem na Terra sintonizados apenas com as mesmas recapitulações do progressismo material durante milênios. Essa semeadura prejudicial, com prioridade material, egoísta, condicionou-os à chamada “morte no pecado”. Significa que caminhou pela estrada errada, não evoluiu espiritualmente.



Essas pessoas atravessam os dias, resgatando débitos escabrosos e caindo de novo pela renovação da sementeira material indesejável. A existência deles constitui largo círculo vicioso, porque o mal (egoísmo) os enraíza ao solo ardente e árido das paixões corporais de natureza ingrata.



Somente o bem (amor) pode conferir o galardão da liberdade suprema, representando a chave única suscetível de abrir as portas sagradas do Infinito à alma ansiosa pela sintonia com Deus.



Haja, pois, suficiente cuidado em nós, cada dia, porquanto o bem/amor ou o mal/egoísmo, tendo sido semeados, crescerão dentro de nós, de conformidade com as leis que regem a vida, conforme a parábola que o nosso Mestre ensinou, do trigo e do joio.



Saibamos que estamos sempre semeando, trigo e joio, pois faz parte de nossa natureza espiritual e animal, mas que oramos para que no momento oportuno tenhamos a sabedoria e coragem para queimar o joio e preservar o trigo.



 UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 25-08-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 24/08/2025 às 00h01