Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
23/08/2025 00h01
O DECLÍNIO DAS AMIZADES

            Este texto, anônimo, encontrado na net, também merece ser lido para nossa reflexão...



O Declínio das Amizades



Recentemente, um artigo na Harvard Business Review analisa como a "recessão das amizades", ou a tendência de declínio de amizades significativas, está lentamente se enraizando em nossas vidas.



De acordo com a Pesquisa American Perspectives, o número de adultos americanos que afirmam não ter "nenhum amigo próximo" quadruplicou desde 1990, chegando a 12%. Enquanto isso, o número de pessoas com "dez ou mais amigos próximos" diminuiu em um terço. Uma tendência semelhante está surgindo em áreas urbanas da Índia: enquanto o número de conhecidos aumenta, as amizades profundas estão se tornando cada vez mais raras.



No passado, as pessoas conversavam facilmente com estranhos em cafés ou bares. Agora, as pessoas sentam-se sozinhas, desconectadas da multidão. Nos Estados Unidos, o número de pessoas comendo sozinhas aumentou 29% nos últimos dois anos. A Universidade Stanford até lançou um curso chamado "Design para Amizades Saudáveis", que destaca que formar e manter amizades agora exige aprendizado e esforço.



Este não é apenas um problema social, mas uma crise cultural. Reservar um tempo para a amizade não deve mais ser um luxo, mas sim uma prioridade. A solidão não é mais uma escolha; está se tornando um hábito. Se não priorizarmos conscientemente a amizade, não só será difícil fazer novos amigos, como também perderemos conexões antigas.



Reuniões religiosas, clubes, esportes e organizações voluntárias — todos os quais antes fomentavam a amizade — estão em declínio. Nos limitamos às mídias sociais, às responsabilidades familiares e até mesmo aos animais de estimação. Sim, alguns amigos não se veem mais porque não conseguem deixar seus animais em paz!



Hoje, a amizade não faz mais parte da vida cotidiana; ela só acontece quando outras responsabilidades são cumpridas. No entanto, pesquisas enfatizam a importância da amizade. No livro de Bonnie Ware, "Os Cinco Maiores Arrependimentos dos Moribundos", ela destaca um lamento pungente: "Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos..."



Pesquisas mostram:



•⁠ ⁠O isolamento social aumenta o risco de doenças cardíacas, demência e mortalidade.



•⁠ ⁠É tão prejudicial quanto fumar 15 cigarros por dia.



•⁠ ⁠As amizades melhoram a saúde mental, física e emocional.



•⁠ ⁠O estudo de 80 anos de Harvard concluiu que a maior fonte de felicidade e saúde na vida não é riqueza ou carreira, mas relacionamentos próximos.



A verdadeira amizade é como um investimento: perdoe, ligue, crie memórias e passem tempo juntos.



Como Mirza Ghalib disse lindamente:



“Ó Deus, concede-me a oportunidade de viver com meus amigos... pois posso estar contigo mesmo depois da morte.”



Valorize as amizades, reserve um tempo e enriqueça sua vida com relacionamentos amigáveis e significativos.



Um dia abençoado e lindo para cada um!



Este é um ótimo texto para reforçar em nossas mentes a necessidade de criar e principalmente, de manter as amizades que construímos, mesmo que, pela pressão do tempo e obrigações materiais dentro de nossos compromissos profissionais, fiquemos separados com frequência.



Sempre é bom criarmos oportunidades para simplesmente reativar as amizades, mostrando que o calor das presenças é suficiente para reaquecer os afetos criados pelo amor e que jamais se apagarão em definitivo.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 23/08/2025 às 00h01