Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
20/08/2025 00h01
COMER E BEBER

COMER E BEBER



“Então, começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença e tens ensinado nas nossas ruas.” — Jesus.



(LUCAS, capítulo 13, versículo 26.)



O versículo de Lucas, aqui anotado, refere-se a pergunta que alguém fez à Jesus: “Senhor, serão poucos os salvos?”



O Mestre respondeu: “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu digo a vocês que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo – Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, responderá – Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Então vocês dirão: comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas. Mas ele responderá: não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam o mal.”



O quadro reflete a situação dos religiosos de todos os matizes, pastores ou ovelhas, que apenas falaram, em demasia, reportando-se ao nome de Jesus.



No dia da análise minuciosa, quando a morte abre a porta do mundo espiritual, eis que dirão ao dono da casa, Deus, haver “comido e bebido” na presença do Mestre, cujos ensinamentos conheceram e disseminaram nas ruas.



Comeram e beberam apenas
egoisticamente. Comeram e acreditaram com a fé intelectual. Beberam e transmitiram o que haviam aprendido de outrem.



Assimilar a lição na própria existência, agindo em seus relacionamentos conforme o conteúdo que aprendeu, não interessava à sua mente impregnada dos valores materiais, do conforto e segurança do corpo, seguindo os interesses da mente inconstante.



Conheceram o Mestre, é verdade, mas não o revelaram em seus corações.



 Também Jesus conhecia Deus; no entanto, não se limitou a afirmar a realidade dessas relações. Viveu o amor ao Pai, junto dos homens. Ensinando a verdade, entregou-se à redenção humana, sem cogitar de recompensa. Entendeu as criaturas antes que essas o entendessem, concedeu-nos supremo favor com a sua vinda, deu-se em holocausto para que aprendêssemos a ciência do bem.



É isso que procuramos fazer na nossa comunidade e adjacências, através da Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio (AMA-PM). Entendemos que não bastará crer intelectualmente em Jesus. É necessário aplicá-lo a nós próprios.



Esta tarefa que assumimos, da compra da sede própria para a AMA-PM, é um bom exemplo. Além de falarmos sobre o Evangelho nas igrejas, nas ruas, nas praças, também estamos gastando energia para construir um edifício que não nos pertencerá, mas que servirá de ajuda a todos que tiverem necessidade.



Estamos sempre reunidos e com nossos convidados para refletir, opinar e agir na solução dos problemas que nos aflige a cada dia, sabendo que nascemos na Terra para uma vida eterna mais alta no mundo espiritual, como o Cristo ensinou: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 18-08-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 20/08/2025 às 00h01