A Igreja é formada por um grupo de pessoas unidas pela fé na existência de um Criador. Criador este conhecido por nós com o nome de Deus e que foi personificado na pessoas de Jesus.
Assim, nós que buscamos viver seus ensinamentos, amando ao próximo como se fosse a nós mesmos, promovendo a justiça e progredindo espiritualmente, individual e coletivamente, refletindo a graça e a Verdade de Cristo ao mundo.
Dessa forma, entendemos que o conjunto de pessoas unidas em qualquer igreja que seja sintonizada com o Criador, formamos o Corpo de Cristo, e cada um de nós somos uma célula deste corpo.
Quantifiquemos o número de células para formar o corpo. O corpo humano tem cerca de 35 trilhões de células, o cérebro de cerca de 100 bilhões dessas células especializadas chamadas de neurônios. A população da Terra tem cerca de 8 bilhões de pessoas segundo a ONU e a população do Brasil de 212,6 milhoes de pessoas, segundo o IBGE em julho de 2024. No Rio Grande do Norte somos 3.302.729 habitantes e em Natal somos 751.300 habitantes.
Estima-se que existam cerca de 2,4 bilhões de cristãos no mundo, representando aproximadamente 31% da população global. O cristianismo é a religião com mais seguidores no planeta. No Brasil, segundo o IBGE, 87% dos brasileiros se identificam como cristãos, compostos principalmente por católicos e evangélicos.
Podemos ver por esses números que estamos bem longe de formarmos o corpo de Cristo com a totalidade das pessoas no mundo, nem com a totalidade dos brasileiros, um dos países mais cristão do mundo. Isso sem considerar que, para fazer parte do Corpo de Cristo devemos estar nos esforçando para fazer a vontade do Pai, entrar na família universal, praticar o amor incondicional, ser cidadãos do Reino de Deus.
Então, com quantos formamos o Corpo de Cristo? Não sabemos ao certo. Sabemos que onde houver um cristão seguindo a vontade de Deus, este é o nosso verdadeiro irmão espiritual, que faz parte da família universal, que é um cidadão do Reino de Deus.
Sabemos que a Verdade absoluta existe. Deus é a Verdade absoluta da qual tudo se origina, tudo é criado, inclusive nós que chegamos ao ponto de usarmos a razão, pelo progresso natural de evoluirmos materialmente na construção de neurônios, formando o cérebro e a capacidade de raciocínio sofisticado que possuímos. Este raciocínio neural que alcança o nível mental é onde vai encontrar a vibração energética do Espírito.
A energia transcendental do Espírito tem a responsabilidade de gerenciar o comportamento através da vontade do livre arbítrio, colocando a pessoa com prioridade na trilha do progressismo espiritual, apesar de estarmos naturalmente dentro do progressismo material.
A Universidade, como instituição de pesquisa e ensino, tem como missão procurar a Verdade através da pesquisa e ensinar seus métodos e resultados as novas gerações.
Este é o nosso objetivo dentro da UFRN. Formamos o Projeto de Extensão Foco de Luz que entende a existência da Verdade absoluta e tenta se aproximar dela de forma teórica e prática. Nos associamos à Cristandade, ao Corpo de Cristo, em qualquer igreja ou instituição que queira fazer a vontade do Criador.
Entendemos cada pessoa cristã como uma célula do Corpo de Cristo e com ela queremos nos associar para que a vontade de Deus tenha aplicabilidade com eficiência dentro da coletividade, vencendo a natureza do mal que existe dentro de nós, o egoísmo natural. Esta força de proteção para o nosso organismo material não pode se tornar autônoma, selvagem, prejudicando o próximo e gerando assim o chamado pecado original. Esta é a natureza da Guerra Espiritual onde estamos inseridos.