Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
30/07/2025 00h01
A BARCA E O SAGUÃO

Clive Staples Lewis, comumente referido como C. S. Lewis, foi um professor universitário, escritor, romancista, poeta, crítico literário, ensaísta e teólogo anglicano irlandês. Durante sua carreira acadêmica, foi professor e membro do Magdalen College, tanto da Universidade de Oxford como da Universidade de Cambridge.



Ele disse uma frase que se aplica a mim: “Ao descobrir em mim um desejo que nenhuma experiência deste mundo poderia satisfazer, a explicação mais provável é que eu tenha sido feito para outro mundo”.



O pensamento que ele discorre sobre o Cristianismo em seu livro, Cristianismo Puro e Simples, é o mesmo que eu penso, embora ele elabore uma alegoria e eu outra.



C. S. Lewis coloca o Cristianismo puro e simples como um saguão comum a todas as denominações cristãs que acreditam que Jesus, o filho da virgem é Deus. A partir daí a pessoa pode se habilitar para entrar em qualquer um dos vários cômodos que esse saguão dar acesso, onde ela pode encontrar os utensílios e regras necessárias para a sua moradia.



A sua escolha por determinado cômodo, por determinada denominação cristã (Anglicana – Católica Romana – Evangélica - Metodista – Presbiteriana – Protestante), ação que não significa que esta é a correta, a verdadeira para todos, mas simplesmente a sua melhor forma de introduzir os ensinamentos cristãos na sua narrativa pessoal e assim adaptar melhor o seu Caminho no Progressismo Espiritual.



Outra pessoa pode escolher outro cômodo com a mesma honestidade de intenções e estar da mesma forma correto, de também estar percorrendo seu caminho do Progressismo Espiritual que leva à Vida eterna na sintonia com Deus.



A minha alegoria cristã é a Barca de Pedro, o apóstolo escolhido pelo próprio Cristo para conduzir os demais apóstolos a singrar pelos mares do mundo para levar os ensinamentos do Mestre quanto o Caminho, a Verdade e a Vida que devemos seguir dentro de um Progressismo Espiritual, dentro de um mundo que se debate de forma violenta, agressiva, fatal, no Progressismo Material, natural a todo animal.



Os integrantes dessa Barca têm o objetivo de navegar entre todos os perigos tempestuosos com a finalidade de converter o modo como os irmãos progridem animalescamente em direção ao destino final, inexorável da morte, para o Progressismo Espiritual em direção à vida eterna.



Acontece que essa Barca, pelo seu porte, não pode atracar em qualquer porto, em qualquer lugar, para cumprir a sua missão de evangelizar os povos. É necessário que seja utilizado os escaleres, os barcos menores que estão no convés ao dispor dos cristãos. Eles podem ocupar cada escaler desses. Cada um desses escaleres tem um objetivo, uma forma de navegar, mas todos com o mesmo propósito, de evangelizar, de levar às lições do Cristo aos locais de mais difícil acesso. Eu escolhi o escaler do Espiritismo e grande parte dos demais cristãos escolheu um dos escaleres da imensa frota Protestante, Evangélica.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 30/07/2025 às 00h01