Chegou o dia que tive a consciência, trazida por Jesus, de que sou um ser criado, uma criatura criada por Deus, que Ele é o meu Pai fundamental, universal, espiritual, e assim de todas as criaturas, vivas ou inertes.
Assim, passei a ter consciência da minha eternidade e com a ajuda de outros irmãos mais adiantados que eu dentro do progressismo espiritual, venho a entender as qualidades divinas criadas pelo meu Pai, conforme coloco no meu paradigma de vida, na narrativa que eu atualizo a cada nova descoberta da Verdade que me é facultada.
Tenho um Reino ao meu dispor, o Universo inteiro, onde devo discernir o Bem do Mal para melhor realizar minha evolução dentro do progressismo espiritual que me leva perto do Pai, na Sua essência divina do amor incondicional.
Tenho a possibilidade de contribuir na organização comunitária dentro dos mundos da vastidão cósmica até a simplicidade de uma comunidade de moradores como a Praia do Meio.
Tenho a Natureza como Lar, a humanidade como minha família universal, entre aqueles que querem fazer a Vontade do Pai, no clima de paz e fraternidade, amando ao próximo como se fosse a nós mesmos.
Tenho um envoltório material que recobre a minha vibração espiritual que pondera na arena mental os instintos de minha natureza animal com a minha obrigação espiritual de aprender a administrar com a consciência da moral virtuosa, onde está a lei de Deus, os apelos egoístas das necessidades vitais.
Tenho o senso da Justiça de exercer a doutrina da compensação, dando a cada um segundo as suas obras, uma riqueza que pode ser alcançada por todos de acordo com a administração correta do Tempo, uma riqueza que cada um tem à disposição.
Tenho que exercer e garantir o direito do exercício da liberdade, do apoio ao dever cumprido, obedecendo a regra da disciplina, na ordem para o progresso da matéria e principalmente do espírito ao qual é subordinada.
Tenho a responsabilidade de ir em busca do conhecimento da Verdade nos vários graus que minha consciência pode alcançar, usando como medida métrica a lógica aplicada em cada teoria ou fato, observado ou divulgado.
Tenho que obedecer ao trânsito das almas que, como eu, circulam entre a dimensão material e espiritual, cada uma procurando o melhor caminho de se integrar na essência de Deus, mesmo que para isto ainda não tenham a consciência.
Tenho que passar pela experiência do burilamento da minha alma pelo processo de aprendizagem, como instrumento de trabalho e usando como instituição crediária o serviço incondicional ao próximo, com o objetivo do alcance da perfeição.
Com esta realidade dentro da minha consciência, todos os conflitos, atritos, provações, aflições, dificuldades e embaraços que surgem à minha frente, são apenas criações minhas dentro da Criação de Deus, e que com o recurso das vidas sucessivas usando com critério os preciosos tesouros do Tempo conseguirei alcançar a almejada integração com a essência do meu Pai.