Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
10/07/2025 00h01
IDEOLOGIAS E FILOSOFIAS

            Dentre todos os ideólogos que divulgam seus pensamentos no seio da humanidade, no local em que eles militam, encontramos um com destaque especial: Jesus de Nazaré.



            Os outros sempre se esforçaram para elaborar seus pensamentos na base biológica, materialista, dos neurônios cerebrais que viabilizam o pensamento na arena mental. Eles chegam a se mostrar definitivos, com certa prepotência, ao dizer que: “Parece desnecessário outra doutrina além das disciplinas filosóficas estabelecidas na base material, pois o homem não deve se esforçar para alcançar algo que extrapole a razão.”



            Eles têm razão, de certa forma, pois não devemos deixar o campo racional e cair na irracionalidade. Devemos ter o senso crítico de nossas limitações, e não saber com minúcias as coisas ou conceitos que extrapolam a nossa capacidade cognitiva.



            Quando raciocinamos sobre a origem de tudo e surge o conceito de Deus como Criador, até esse ponto a nossa racionalidade pode ter argumentos para defender o pensamento. Mas se querem avançar o pensamento, de onde surgiu Deus, como Ele se formou, nosso racional entra numa incapacidade teórica bem demonstrada por nossa honestidade moral.



            O nosso pensar é um simples evoluir do ato criador, que tentamos rastrear com as modernas técnicas e descobertas científicas. Assim, a nossa filosofia racional esbarra no muro do Criador no qual não suporta a lógica. Se quisermos ir avante, temos que considerar uma doutrina que possa dar esse salto lógico e entre num raciocínio puramente transcendental que vai se ocupar do estudo de Deus, sem nenhuma base imanente, a não ser a capacidade mental humana que pode usar a imaginação percorrendo caminhos aparentemente lógicos para explicar Deus, criando a teologia ou ciência do Criador, ciência de Deus, ciência Divina.



            Encontramos assim um contraponto das filosofias racionais imanentes, com a filosofia racional transcendental. Fica bem explícito que a filosofia imanente constará nas lembranças naturais que o Criador desenvolveu para que a matéria evoluísse até alcançar um nível onde o pensamento depende da viabilidade biológica, e determina que o nível de consciência adquirida pela evolução cria um viés de sobrevivência individual que termina por prejudicar o coletivo, que é a principal determinação do Criador.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 10/07/2025 às 00h01