ESCRITORES
“Guardai-vos dos escribas que gostam de andar com vestes compridas.” — Jesus. (MARCOS, capítulo 12, versículo 38.)
As letras do mundo sempre estiveram cheias de “escribas que gostam de andar com vestes compridas”. Lembremos daqueles intelectuais que diziam trazer iluminação ao mundo com seus pensamentos e que forjaram o banho de sangue acontecido na França revolucionária e que se perpetua tais efeitos nocivos até hoje, em tantos países.
Jesus referia-se não só aos intelectuais ambiciosos, mas também aos escritores excêntricos que, a pretexto de novidade, envenenam os espíritos com as suas concepções doentias, oriundas da excessiva preocupação de originalidade. Não vimos isso com a transformação luciferina das palavras colocadas na bandeira da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade?
É preciso fugir aos que matam a vida simples. Corrigir as falsas narrativas, mostrar o prejuízo para nossas vidas quando entramos de forma inocente em movimentos revolucionários, que agride o próximo, destrói a verdadeira fraternidade.
Quantos jovens, como nós no passado, não caímos nessa armadilha perversa de combater a injustiça social que leva à fome, com armas letais que levam a morte de forma direta?
O tóxico intelectual costuma arruinar numerosas existências. mas há livros cuja função útil é manter aceso o archote da vigilância nas almas de caráter solidificado nos ideais mais nobres da vida. Livros que mostram a importância da Doutrina Sagrada acima de qualquer doutrina ideológica feita por padrões humanos do progressismo material.
Ainda agora, quando atravessamos tempos perturbados e difíceis para o homem, o mercado de ideias apresenta-se repleto de artigos deteriorados, pedindo a intervenção dos postos de “higiene espiritual”.
Podereis alimentar o corpo com substâncias apodrecidas?
Vossa alma, igualmente, não poderá nutrir-se de ideais inferiores, na base da irreligião, do desrespeito, da desordem, da indisciplina.
Observai os modelos de decadência intelectual e refleti com sinceridade na paz que desejais intimamente, Isso constituirá um auxílio forte, em favor da extinção dos desvios da inteligência.
UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 07-07-25