Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
06/05/2025 00h01
OS PLANOS DE DEUS

            Tenho a convicção que Deus tem Seus planos para a nossa evolução, quer seja material ou espiritual. Lendo os prefácios do livro “Deus e Churchill – Como os propósitos divinos marcaram a vida desse grande líder e a História” vejo que esta convicção está presente em nossa realidade e que muitas pessoas podem ser atingidas e muitas outras podem perceber.



            Churchill não teve pais que o introduzissem no conhecimento cristão, mas teve uma jovem babá, uma simples cuidadora, Elizabeth Everest, que foi uma digna mentora espiritual cuja fé simples e resoluta ancoraria um menino que poderia ser um encrenqueiro e uma decepção para os professores. A influência dela seria permanente.



            Em algumas narrativas escritores recentes tentaram apresentar Churchill como agnóstico ou ateu, procurando congela-lo para sempre nas dúvidas da juventude quando servia na Índia. Ele não frequentava igreja, mas era uma pessoa de fé profunda e de conhecimento bíblico que se expandiu muito além do ceticismo de seus dias de juventude.



            Churchill tinha um porte pequeno e muitas vezes foi objeto de bullying, porém superou tudo por meio da intensidade do seu ego, força de vontade e persistência, que o moldaram a tal ponto de se expressar assim: Nunca desistir, nunca desistir, nunca, nunca, nunca – em nada, seja grande ou pequeno, importante ou irrelevante -, nunca desistir a não ser diante das convicções da honra e do bom senso. Nunca ceder à força; nunca ceder ao aparente poder excepcional do inimigo.



            Isso tudo aponta para a nossa reflexão sobre o papel de Deus na construção de Winston Churchill, e que desperta várias outras questões: Deus tem um plano para a história humana? Ele intervém no curso dos acontecimentos da humanidade? Faz surgirem líderes em conjunturas críticas para salvar a civilização? Se é assim, foi Winston Churchill um dos muitos “libertadores” que apareceram na arena da história no momento e no local certos?



            À luz das questões contemporâneas, estas podem ser as dúvidas mais importantes de todas a respeito da criação de um líder. Não é simplesmente a criação de Winston Churchill que está em foco, mas também as importantes questões de sobrevivência da civilização e da qualidade de liderança necessária em nossos tempos para esse conflito.



            Observo aqui no Brasil o surgimento da figura inesperada de Jair Bolsonaro como uma liderança capaz de tirar o país das trevas da ignorância em que vivíamos, sendo conduzido passo a passo em direção a sistema autoritário semelhante aquele contra o qual lutava Winston Churchill.  



            Da mesma forma, cada um de nós recebemos uma missão de Deus, conforme os talentos que desenvolvemos. Deus está oferecendo a cada dia condições para nos aprimorar e com persistência seguir as nossas convicções em direção à luz, pelo Caminho da Verdade que o Cristo nos ensinou e assim progredirmos espiritualmente, deixando o progresso espiritual no qual também estamos envolvidos, em segundo plano.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 06/05/2025 às 00h01