Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
04/05/2025 00h01
ELUCIDÁRIO – 05 CAPÍTULO II – 3 PROTETORES ESPIRITUAIS

Para esclarecer o meu pensamento vou apresentar-vos uma imagem que poderá́ ajudar a vossa imaginação, que é a seguinte: — Considerai que toda a extensão do vosso mundo não vai além de uma certa área, uma praça ou jardim toda cercada de tela ou vidro, fora da qual milhões de seres invisíveis para vós, cumprem a missão de observar e apontar o que os internados na praça entendam fazer, pensar ou dizer.



Vós, que vos encontrais intramuros da área que vos foi destinada, agis com a máxima liberdade de movimentos, pensamentos e ação; não imaginais, entretanto, que todos esses movimentos, pensamentos e ações estão sendo meticulosamente anotados em vosso cadastro milenar para o devido exame no plano a que pertenceis.



Da observação referida é que resulta a interferência extraterrena na conduta de grande número de criaturas, seja conduzindo-as a postos de atividade a que sua conduta possa ter feito jus, seja transferindo-as a posições inferiores àquelas em que se tenham demonstrado incapazes na execução de tarefas a que haviam sido conduzidas, ou seja, ainda, privando de certo conforto aquelas que dele se tenham demonstrado imerecedoras.



É da observação em torno das atividades e do comportamento dos seres humanos, que o Senhor Jesus determina aos seus mensageiros na Terra, se conceda aquilo a que fizerem jus, jamais, entretanto, para o seu gozo e conforto puramente material, mas especialmente como meio de promover um maior índice de progresso para o Espírito.



Todos os viventes humanos dos dias presentes já têm conhecimento de que ao descerem à Terra para uma nova trajetória no corpo, trazem consigo um programa que prometeram cumprir durante a sua estada mais ou menos longa em contato com o solo terreno. Constam desse programa apenas os pontos fundamentais dos objetivos a alcançar pelo ser encarnado, todos eles formulados pelo próprio Alto, em confronto com o programa anteriormente cumprido ou não em sua precedente encarnação.



A maneira de alcançar esses objetivos, os meios e modos de a eles chegar, são da exclusiva alçada do próprio ser encarnado, a quem cumpre utilizar conhecimentos, experiência e disposição para isso.



Estes meios, que fazem parte do patrimônio de cada um, podem apresentar-se quantas vezes bastante fracos para determinadas tarefas relacionadas com os objetivos a alcançar. Isto pode suceder e sucede muito frequentemente em face dos elementos materiais que pressionam constantemente as boas disposições do ser encarnado. O fato, porém, não é estranho aos protetores invisíveis dos seres humanos, os quais apenas aguardam um pedido de auxílio que eles atendem prontamente, para que os encarnados possam prosseguir no rumo de seus objetivos.



Disto se deduz, por conseguinte, que depende unicamente dos encarnados a ajuda de seus amigos e protetores espirituais, no sentido do cumprimento de quanto no Alto se comprometeram perante os dirigentes espirituais.



Parece que, quando decidimos seguir no Caminho da Verdade ensinado pelo Senhor Jesus, para progredirmos espiritualmente em direção à Vida eterna na sintonia com o Criador, ficamos sozinhos no meio de tanta gente que segue pelos caminhos largos do progressismo animal. No entanto, como Paulo ensina, existem muitos protetores espirituais que estão atentos à nossa evolução, ao nosso comportamento aqui na Terra e que estão prontos para nos ajudar, desde que voltemos nossa atenção para o Alto e peçamos a ajuda que necessitamos.



Vou mais além do que Paulo ensina, pois além dos seres invisíveis que estão dispostos a nos ajudar, tem inúmeras obras ou ações de pessoas aqui no mundo material que o Pai nos permite acessar para nos ajudar a evoluir no progressismo espiritual. Sinto isso nos diversos livros, filmes, vídeos, documentários, ou mesmo o comportamento de pessoas de minhas relações, quer sejam parentes, amigos, alunos, colegas... enfim, existem múltiplas formas de sintonizarmos com as forças divinas geradas pelo Pai e administrada pelo Senhor Jesus, para que nos sintamos sempre bastante firmes em nossos passos pelo caminho estreito.


Publicado por Sióstio de Lapa
em 04/05/2025 às 00h01