Este pequeno esboço da história do progresso evolutivo da humanidade terrena, eu o transporto para este trabalho com o objetivo de despertar no Espírito dos leitores um desejo de comparação entre aqueles tempos de antanho e os atuais, em que todos os homens e mulheres já alcançaram um elevado índice de progresso moral, e se encontram bem próximos da sua redenção espiritual.
Para avivar um pouco a memória de cada um dos leitores, eu lhes direi que aqueles seres humanos de antanho, aqueles homens e mulheres que alimentavam em sua imaginação, adoravam e ofereciam sacrifícios a um grande número de deuses, não eram outros senão vós mesmos, leitores meus, transcorridos séculos e mais séculos de vossas vindas à Terra, sempre com o mesmo e único propósito: o vosso aprimoramento moral.
Pelo que fica dito, fácil vos será avaliar a extensão das vossas vidas vividas na Terra ao longo dos milênios decorridos, para haverdes chegado ao vosso nível atual de conhecimentos e comportamento em relação aos vossos companheiros de jornada.
Quando a lei ensina que todos os homens são irmãos, porque filhos do mesmo Pai Celestial, não importando a filiação terrena, está tentando conduzir todos os seres humanos pelo caminho que os levará mais depressa ao objetivo milenar de suas vindas à Terra: sua redenção espiritual.
O Senhor Jesus, a quem o Pai Celestial entregou desde o início os seres espirituais destinados a constituir a população da Terra, desde que esta pequena esfera se tornou apta à vivência humana, o Senhor Jesus tudo tem empreendido no sentido de proporcionar aos homens e mulheres terrenos a maior assistência espiritual a fim de que errem o menos possível em cada uma de suas numerosas encarnações terrenas.
Para vos esclarecer melhor em relação à assistência espiritual de cada ser encarnado, eu direi que ninguém se encontra na Terra isolado, que ninguém se encontra sozinho em momento algum, assim como nenhum ser humano pratica, pensa ou diz, seja o que for, que não esteja sendo observado e registrado pelas Entidades designadas para esse fim desde a primeira hora de sua entrada na vida terrena.
Isto que aí fica é tão importante e tão útil ao progresso de cada ser humano, que deve ser divulgado o quanto possível, para que disso fiquem sabendo quantos possam imaginar que se encontram sozinhos onde quer que estejam, e aquilo que praticarem, pensarem ou disserem, ficará sepultado consigo mesmos.
Esta mensagem de Paulo é muito importante. Primeiro por mostrar que aquelas pessoas do passado, que louvavam qualquer aspecto da natureza ou da sua imaginação como se fosse o próprio Deus, somos essas mesmas pessoas que agora, aqui, com uma bagagem de compreensão espiritual mais evoluída, cremos num Deus único, num Pai amoroso que Jesus nos apresentou.
Segundo, para ensinar ou relembrar, que viemos da pátria espiritual para aprender com as necessidades do mundo material, como devemos progredir espiritualmente em direção à Vida eterna na intimidade com Deus, e deixarmos submetida ao nosso compromisso espiritual todo instinto biológico que quer nos manter dentro de um progressismo animal que termina com a morte do corpo físico.