“E se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta“.
Paulo. (FILIMON, capítulo 1, versículo 18.)
Enviando Onésimo a Filêmon, Paulo, nas suas expressões inspiradas e felizes, recomendava ao amigo lançasse ao seu débito quanto lhe era devido pelo portador.
Vamos associar o comportamento de Paulo às nossas necessidades próprias.
Em cada novo dia de luta, passamos a ser maiores devedores do Cristo.
Se tudo nos acontece com dificuldade, é de Jesus que nos ensinou, que chegam as providências justas através dos filhos de Deus que querem fazer a Sua vontade.
Se tudo se desenvolve retamente, se temos dinheiro, trabalho, paz e saúde é por aplicação do amor que o Cristo nos ensinou.
Compreendemos que tudo que possuímos vem do Pai e é por seu amor que utilizamos as dádivas da vida, é em seu nome, que podemos distribuir esperanças e consolações.
Estamos empenhados à Sua inesgotável misericórdia. Somos dEle e nessa circunstância reside nosso título mais alto.
Por que, então, o pessimismo e o desespero, quando a calúnia ou a ingratidão nos atacam com força, trazendo-nos a possibilidade de mais vasta ascensão, de progressão espiritual?
Se estamos totalmente empenhados, devendo ao amor infinito do Mestre, no Caminho do progresso espiritual que Ele nos ensinou, não será razoável compreendermos pelo menos alguma particularidade de nossa dívida imensa e pagar um pouco dela ensinando com amor sobre a dor que sofremos por quem não sabem o que fazem?
Por que não nos dispor a aceitar pequenina parcela de sofrimento, em memória de Seu nome, junto de nossos irmãos da Terra, que são Seus tutelados igualmente e que estão seguindo na ignorância o progressismo animal em direção à sepultura?
Nós da Associação Cristã de Moradores e Amigos da Praia do Meio (AMA-PM) em associação com o Projeto Foco de Luz da UFRN/CCS/HUOL/DMC, estamos cientes de nossa dívida com o Mestre que nos ensinou sobre a realidade da vida.
Devemos refletir que quando falamos em paz, em felicidade, em vida superior, agimos no campo da confiança, do progressismo espiritual, prometendo por conta do Cristo, porquanto só Ele tem para dar em abundância.
Em vista disso, caso sintas que alguém se converteu em devedor de tua alma pelo mal que te fez, não te entregues a preocupações inúteis. Não cultives raiva, ressentimentos, desejos de vingança, porque o Cristo é também teu credor, tu deves a Ele e podes colocar os danos que colocaram em teu caminho como um pequeno pagamento de sua imensa conta divina com o Cristo, e vai adiante.
UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Cons. Consultivo em 14-04-25