Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
22/04/2025 00h01
ENDIREITAI OS CAMINHOS

 



“Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.”



João Batista. (JOÃO, capítulo 1, versículo 23.)



            A exortação do Precursor, João Batista, permanece no ar, principalmente neste tempo de Quaresma, convocando as pessoas de boa-vontade à regeneração dos caminhos que cada um toma na vida.



            Em todos os tempos, observamos criaturas que se candidatam à fé, que anseiam pelos benefícios que o Cristo pode trazer. 



            Clamamos pela sua paz, pela presença divina e, por vezes, após transformar os melhores sentimentos em inquietação injusta, acabam desanimados e vencidos.



            Onde está Jesus que não nos vem ao encontro dos nossos rogos sucessivos?  Em que esfera longínqua permanecerá o Senhor, distante de nossas amarguras?



            Por que trabalhamos tanto aqui na AMA-PM, com o apoio da UFRN e tantas instituições publicas e privadas, pessoas sócias ou amigas, gente douta ou humilde, e continuamos a ver nossos irmãos escravos de drogas, perdidos na criminalidade, humilhados na prostituição, padecendo doenças do corpo e da mente...



            Temos que compreender os mensageiros de Deus, como Isaias e João Batista, explicando que o Cristo enviado se encontra, em cada dia, ao lado de todos os discípulos sinceros.



            Porém, falta-nos dedicação ao bem de nós mesmos. Corremos ao encalço do Mestre Divino, desatentos ao conselho repetido por João: “endireitai os seus caminhos”.



            Para que alguém sinta a influência santificadora do Cristo, é preciso retificar a estrada em que temos vivido, lembrando do Cristo: "Eu sou o Caminho, Verdade e Vida". 



            Muitos choram em veredas do crime, lamentam-se nos resvaladouros do erro sistemático, das doenças crônicas ou agudas, invocam o céu sem o desapego às paixões avassaladoras do campo material. 



            Em tais condições, não é justo dirigirmos a nossa alma ao Salvador, que aceitou a humilhação e a cruz sem queixas de qualquer natureza.



            Se queremos que Jesus venha santificar as nossas atividades, endireitemos os caminhos da nossa existência, regeneremos os nossos impulsos.



            Desfaçamos as sombras que nos rodeiam e senti-Lo-emos, ao nosso lado, com a sua bênção.



UFRN/CCS/HUOL/DMC/Foco de Luz/AMA-PM/Conselho Consultivo em 07-04-25


Publicado por Sióstio de Lapa
em 22/04/2025 às 00h01