Meu Diário
17/05/2023 00h01
FOCO DE LUZ NO CAMINHO

            O conteúdo mental, racional, da espécie humana, nos capacita a perceber que gerenciamos uma vida biológica dentro de um caminho evolutivo que nos leva em etapas sucessivas das quais não evitar: nascimento, infância, juventude, maturidade, velhice e morte. Nesse caminho evolutivo devemos gerenciar o corpo para evitar as doenças e adquirir conhecimentos e educação para manter a saúde e a sociabilidade necessária dentro dos padrões de justiça e solidariedade.



            A educação ética que devemos ter em todas as etapas de nossa vida é o instrumento que irá iluminar o caminho e nos tirar da condição animal, nos levando para a condição humana, onde o egoísmo prejudicial aos demais membros da sociedade está devidamente controlado.



            Para encontrar uma educação com essas características éticas, devemos observar qual das diversas ideologias construídas pelo engenho humano é a melhor. Entre tantas, a ideologia cristã ensinada por Jesus de Nazaré parece ser a mais eficiente em coibir a força instintiva do egoísmo e gerar uma sociedade fraterna de amplitude universal.



            Para ensinar essa ideologia cristã foram criadas diversas igrejas a partir da Igreja Católica Apostólica Romana. No entanto, esses ensinamentos não conseguem coibir, até hoje, cerca de 2.000 anos de sua criação, a força do egoísmo dentro da sociedade. Todo tipo de iniquidades são praticadas, como corrupção, mentiras, guerras, que levam à fome, pragas e misérias, sem que a justiça seja devidamente praticada e muitas vezes  cooptada pelo egoísmo que se torna generalizado.



            Este projeto tem o objetivo de apresentar de forma racional os principais pilares da ideologia cristã e convocando os participantes para a tentativa de aplica-los com honestidade e fidedignidade conforme ensinou o seu autor, sem necessariamente estar filiado a qualquer igreja.



            A essência deste ensinamento é que o mundo é dividido em duas dimensões, material e espiritual, que tudo passou a existir pela ação de um Criador, que por isso é o Pai de todos, e por isso devemos nos comportar como irmãos, fraternalmente, amando ao outro como se fosse a nós mesmo, pois esta é a vontade do Pai criador.



            Este ensinamento evoca o comportamento dos pais biológicos, que educam os filhos com essa orientação, da ajuda mútua, de não prejudicar ao outro irmão para atender suas necessidades individuais, pois o outro também passa por necessidades idênticas.



            As pessoas que aceitarem participar do projeto, com a luz do ensinamento cristão em seu caminho evolutivo, preencherão um questionário para avaliar sequencial e objetivamente o nível de virtudes, vícios e defeitos. Participarão dos projetos realizados nas demais associações, AMA-PM e Colinas, como prática do ensinamento cristão.



Publicado por Sióstio de Lapa em 17/05/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr