Meu Diário
07/01/2023 00h01
QUARENTENA ESPIRITUAL

            No campo físico podemos ser atacados por seres vivos, bactérias, fungos, vírus, que podem destruir nossa vitalidade biológica e nos levar à morte. Como o ataque desses patógenos pode ser transmitido de uma pessoa à outra, é importante que ao se suspeitar de que alguém esteja contaminado, que essa pessoa entre em quarentena, quarenta dias de isolamento para ser verificada a existência ou não da doença. Se tal for confirmada, a pessoa permanece no isolamento sob tratamento, até ficar curada ou falecer.



            Este procedimento importante para as nossas vidas biológicas, também pode ser aplicado para as nossas vidas espirituais que são de maior importância. Digo que a vida espiritual é de maior importância em comparação com a vida biológica, pois esta é temporária, enquanto aquela é eterna.



Uma infecção biológica que leve o organismo a morte física, cumpre apenas uma etapa da vida dessa pessoa, que tem oportunidade de voltar ao campo material para outra experiência de vida. O seu projeto vital de aproximação ao Divino com o aperfeiçoamento progressivo de seus valores éticos e morais, não foram comprometidos.



Uma infecção espiritual é diferente apesar de apresentar também a possibilidade do contágio. O vírus espiritual principal que pode nos infectar e nos tirar da estrada progressiva para o Divino é a mentira.



Como Deus nos criou desde os seres unicelulares com uma energia de autopreservação, que consideramos nos seres multicelulares, principalmente os racionais, como nós, humanos, com Egoísmo, este é o terreno propício onde a mentira pode se instalar para que a pessoa obtenha vantagens pessoais, para si, sua família e seus amigos, em detrimento da saúde, do trabalho e da vida das outras pessoas. Se tornam parasitárias, corrompendo todos os critérios éticos e morais da vida em sociedade.



Essas pessoas que não temos certeza de estarem contaminadas pelas mentiras, devem ficar na quarentena espiritual dentro do nosso aparelho mental. Devemos ficar observando durante esses quarenta dias quais os frutos que essas pessoas estão produzindo com seus comportamentos. Os maus frutos que elas produzem correspondem aos sintomas da doença física.



Ao constatarmos que determinado irmão está contaminado pela mentira, praticando ou apoiando iniquidades ao seu redor, devemos aplicar a compaixão que aprendemos do Cristo e apresentar para ele a Verdade como medicamento libertador. Caso ele rejeite por qualquer motivo essa terapia cristã, devemos nos afastar de seu raio de ação para que não sejamos parasitados ou cooptados.



Esta é a finalidade da quarentena espiritual que hoje, mais do que nunca, devemos praticar, seguindo mais uma vez a lição do Cristo: orai e vigiai.



Ave Cristo!



Francisco Rodrigues, membro da Nova Ordem de Cristo



Publicado por Sióstio de Lapa em 07/01/2023 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr