Meu Diário
08/01/2022 00h01
SALVAÇÃO (02) – REFINAMENTO

            Encontrei um filme gospel no Youtube, “Salvação”, publicado em 03-11-18, da Igreja de Deus Todo Poderoso, e que constava em 02-01-22 com 1,4 mil visualizações. O tema é o que significa a verdadeira salvação e é importante que tenhamos consciência desse conceito para quem tem interesse em ser cidadão do Reino de Deus, por isso estou colocando aqui a fala do filme para nossa reflexão. O filme se desenvolve com o protagonismo de Chu que faz comentários e reflexões sobre sua vida e o que entende da vontade de Deus.



- Irmão Chu, acabamos de mudar para este vilarejo. As pessoas aqui não sabem que cremos em Deus. Estará seguro morando aqui. Deve estar cansado depois dessa longa viagem. Termine de comer e descanse um pouco. Conversaremos amanhã, está bem?



Chu fica sozinho, lembrando do espancamento que sofreu quando estava preso nas mãos da polícia do PCC, que queriam saber onde estava o dinheiro da Igreja, quem eram os líderes, que seria morto se não dissesse. Não importava que ele dissesse que a liberdade religiosa esta escrita na constituição e portanto, tudo que a Igreja faz é legal. Ficava torcendo que a sua esposa estivesse bem, que permanecesse firme sobre a tortura do interrogatório. Ao mesmo tempo interrogava para si mesmo:



- Qual é a vontade de Deus? Por que isso aconteceu comigo? Que lições devo aprender?



Pega o livro e começa a ler...



“O refinamento é o melhor meio pelo qual Deus aperfeiçoou as pessoas. Somente o refinamento e as provações mais amargas podem fazer brotar o verdadeiro amor por Deus no coração das pessoas. Sem adversidade, as pessoas carecem do verdadeiro amor por Deus. Se não forem testadas por dentro, nem verdadeiramente sujeitas ao refinamento, seu coração estará sempre flutuando no mundo externo. Tendo sido refinado até certo ponto, você verá as suas próprias fraquezas, dificuldades, o quanto lhe falta . como você é incapaz de vencer os muitos problemas que encontra e como é grande a sua desobediência. Somente durante as provações as pessoas poderão conhecer verdadeiramente sua condição real e as provações as tornam mais aptas a ser aperfeiçoadas. Enquanto passam por provações é normal que as pessoas estejam fracas ou tenham negatividade em seu íntimo, que lhes falte clareza quanto à vontade de Deus ou quanto ao caminho para a prática. Mas seja qual for o caso, você deve ter fé na obra de Deus, não importa como Deus o tenha, o tipo de ambiente em que você está, você será capaz de buscar a vida, buscar o desenvolvimento da obra de Deus em você e buscar a verdade. Você entenderá as ações de Deus e será capaz de agir de acordo com a verdade. Esta é a fé genuína. Isso mostra que você não perdeu a esperança em Deus. Você ainda buscará a verdade no refinamento. Você será capaz de verdadeiramente amar a Deus e não desenvolverá dúvidas a respeito dEle. Não importa o que Ele faça, você ainda pratica a verdade para satisfazê-lo e será capaz de buscar profundamente sua vontade de estar atento à Sua vontade. Somente essa é a verdadeira fé em Deus”.



Pela manhã, ao acordar, o amigo vai até o seu quarto, lhe cumprimenta e pergunta se ele está bem. Chu responde...



- Não fiquei tranquilo. Minha esposa foi presa, está detida e estou preocupado com ela. O Partido Comunista Chinês é cruel com os crentes em Deus e sei que vão tortura-la. Não sei se ela consegue suportar . quando fui preso por pregar o Evangelho, a polícia quase me matou. Orei a Deus pedindo forças, permaneci forte e não traí. Mas ela é uma mulher e nunca passou por isso. O que acontecerá se eles a torturarem? Se eles a aleijarem? Como nossa família sobreviverá? Tudo que posso fazer é orar a Deus.



- Quando os crentes são presos, encarcerados, é uma grande provação. Sua esposa possui uma grande fé, acho que ela aguentará firme.



- Mas uma tortura não é algo fácil de suportar a polícia do PCC leva os crentes em Deus até a beira da morte. Já é difícil para homens como nós aguentar sob tortura, imagine para mulheres. Estou preocupado com minha esposa não consiga permanecer firme ou se a aleijarem eu terei que cuidar dela. Como terei tempo para a igreja? Só de pensar nisso eu fico assustado. Mas eu li a palavra de Deus e comecei a entender Sua vontade. Deus usa as provações para nos revelar e purificar. Ele usa essas situações para nos deixar ver nossa própria corrupção, para que possamos buscar a verdade e sermos purificados e aperfeiçoados por Ele. Deus permite que venham tempos difíceis, neles estão Suas intenções disso mesmo. Isto revelou minha verdadeira estatura diante de Deus. Antes, eu achava que não havia limites ao que eu pudesse renunciar. Quando fui torturado, não neguei a Deus. Então pensei que eu tinha verdadeira fé, que minha fé fosse genuína. Nunca pensei que se minha esposa fosse presa eu pudesse ser tão fraco. Mas minha crença ainda é muito fraca. Não tenho fé ou amor suficiente por Deus. Deus conhece meus defeitos e os está usando para me revelar e aperfeiçoar. Graças a Deus.



- Vivenciar todo tipo de provação nos aprimora para a vida. Deus usa as provações para nos ajudar a crescer no decorrer de nossas vidas. Devemos agradecer, louvar a Deus. Graças a Deus.



            Esse entendimento do refinamento e provações que Deus usa para nos aperfeiçoar faz uma ponte com a informação de que fomos criados como espíritos simples e ignorantes, com o objetivo de aprender às nossas próprias custas, sabedoria e perfeição para chegar à Sua intimidade. É como se Deus quisesse adquirir mais sabedoria por diversos ângulos que cada espirito na sua labuta vai conquistando. Para estimular essa aquisição de sabedoria pelos espíritos simples e ignorantes, Ele vai apresentando as provações e provocar o refinamento em cada espirito. Como acontece com a ostra que para produzir uma pérola se coloca um corpo estranho dentro de si, um grão de areia. Agora, é importante que o espírito aceite essa provação como refinamento para sua evolução. Caso o espírito proteste contra essas provações, não aceite a condução do Pai, o sofrimento que passa não vai servir para sua evolução. Voltará diversas vezes à escola materialista, em quaisquer dos planetas que sirva de lição e aprimoramento, como a Terra que é um planeta de Provas e Expiações, com esse objetivo. Esta é a fé que Chu se refere, acreditar que Deus está nos refinando a cada dia da forma que Ele acha mais conveniente e nosso papel é entender essa verdade e procurar agir como Jesus ensinou, amar ao Pai e aos irmãos em quaisquer circunstâncias.  



Publicado por Sióstio de Lapa em 08/01/2022 às 00h01


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr