Sióstio de Lapa
Pensamentos e Sentimentos
Meu Diário
11/01/2020 00h10
COMPROMISSOS ESPIRITUAIS - COMENTÁRIO

            Recebi ontem, 10-01-20, um comentário do confrade JJD sobre o texto que publiquei no Recanto das Letras com o título Compromissos Espirituais, que considero importante reproduzir neste espaço, para uma reflexão mais ampla dos meus leitores e para a busca da Verdade, onde quer que ela esteja.

----- Mensagem original -----

De: "Recanto das Letras" <recantodasletras@recantodasletras.com.br>

Para: "rodrigus" <rodrigus@ufrnet.br>

Enviadas: Sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 1:34:45

Assunto: Comentário: COMPROMISSOS ESPIRITUAIS

Trabalhador que sou da f.e.e.s.p só tenho a lamentar que se tente forjar fatos em cima de obras de teor espirita, para tentar montar um fato em cima de uma lamentável ignorância da doutrina. Tentaram forjar coisa inconcebíveis, associar um servidor de um ilustre a um senhor sem a menor teor cultura e de respeito a dignidade, direitos, com vários anti valores de relação aos seres humanos, mesmo tendo estado e vivido ao lado de uma pessoa que valorizou intensamente, valores morais. Esse texto foi de uma hipocrisia extremamente danosa a doutrina espirita e a própria história de D. Pedro II. e com qual objetivo? Usar o espiritismo como bandeira de apoio político a um demente que tenta e mostra ser de uma incompetência, sem nunca antes visto no país.

            Resposta.

Caro irmão JJD.

Nós, como discípulos do Cristo e seguidores do Espírito de Verdade, instrutor especial da Doutrina Espírita, sabemos da importância de usar a nossa consciência em busca da verdade, com os fatos que chegam ao nosso conhecimento. Como cada um tem um contexto de vida diferente, que colhe fatos ou intuições geralmente diferentes, pode fazer um raciocínio diferente de uns e outros. Por esse motivo, as convicções de cada um geralmente divergem, mesmo sendo adeptos da mesma doutrina, como nós. Com isso justifico o meu pensamento quando escrevi o texto COMPROMISSOS ESPIRITUAIS e publiquei no Recanto das Letras. Não quero dizer que essa minha opinião seja o reflexo puro da Verdade, é importante que haja outras manifestações de cidadãos coerentes com o mesmo pensamento para aproximá-lo da Verdade. Foi assim que procedeu o nosso ilustre codificador da Doutrina Espírita, o prof. Rivail, Allan Kardec. Seria covardia da minha parte se pensasse de tal forma, que considero digna e coerente com a Verdade e não a divulgasse, e talvez aí sim, justificasse a hipocrisia: pensar de uma forma e não agir como tal. Quero esclarecer ao irmão que a minha bandeira política é a cristã, seguir na prática aqueles ensinamentos do Cristo com o objetivo de criar a Família Universal e assim construir o Reino de Deus. Seguindo esses ensinamentos é que procuro compreender, tolerar, perdoar... tudo dentro da misericórdia do Cristo; mas também de aceitar a Justiça, a Verdade, a consequência dos atos como forma de punir ou recompensar a natureza dos frutos gerados, bons ou maus.

Não encontrei em seu comentário motivos nenhum para reformar o meu pensamento, pelo contrário. As críticas que foram feitas ao personagem central do texto, parecem não corroborar com a Verdade, se os fatos à nossa disposição forem avaliados sem preconceitos. Mas este é o meu pensamento, posso continuar errado em minhas convicções e o senhor totalmente certo, mas tenho que ser fiel à minha consciência, onde está a lei de Deus, e estou pronto para enfrentar a corte doutrinária dos espíritos superiores, defendendo o que continuo a defender hoje.

Muita Luz para todos nós, com a Paz do Cristo.  

Publicado por Sióstio de Lapa
em 11/01/2020 às 00h10